Acadêmicos do curso de Agronomia FARON participaram de aula prática na disciplina de Topografia Agrícola, com o professor Dr. Marcelo Crestani Mota. A topografia é a ciência que se ocupa da descrição do relevo de uma determinada localidade, e que também pode ser entendida como a arte de representar graficamente as características e o relevo deste tal local. Tem por finalidade o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em consideração a curva da esfera do planeta.

Na agricultura a topografia é utilizada para diversos fins, como por exemplo: cadastro de áreas cultivadas, projetos de cultura, drenagens, irrigação e etc. Ela atua nos perfis de canais e rios, no levantamento topográfico do perímetro da área rural e no levantamento altimétrico (levantamento que além de ser planimétrico, que descrimina somente o perímetro e tudo o que se situa no eixo x e y, também define as posições no plano z, ou seja, leva em consideração a altura década ponto).

Por tão grande importância da topografia na agricultura, sempre é necessário fazer um prévio levantamento topográfico do lugar, nem que seja para dividir e demarcar locais, fazer curvas de nível para plantação, ou mesmo calcular o tempo gasto por um trator para fazer determinado trabalho em determinada quantidade de hectares, por exemplo.