Eles cuidam de quem não reclama e não aponta onde está doendo, mas que corresponde o carinho com todo amor do mundo. Neste dia, nós dedicamos nossas homenagens a todos os médicos veterinários (e os futuros) que cuidam dos nossos melhores amigos.

09 de Setembro - Dia do Médico Veterinário

Como surgiu?

No dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, foi criada a normatização para a atuação do Médico Veterinário no Brasil e para o ensino dessa profissão. Em reconhecimento, o Dia do Veterinário passou a ser comemorado nessa data.

Tema em 2020

O médico-veterinário também cuida de você é o mote da campanha nacional deste ano para o Dia do Médico-Veterinário. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o conceito de Saúde Única, que propõe a integração entre as saúdes humana, animal e o meio ambiente, e a contribuição do médico-veterinário para essa harmonia.

Atualmente regida pela Lei n° 5.517/1968, a profissão tem mais de 80 áreas de atuação. É muito importante se comemorar esta data, pois o grande desafio do médico veterinário é buscar uma atualização constante e atuar de forma multidisciplinar, visando à saúde animal e humana. Praticamente, junto com o produtor, o médico veterinário se torna o guardião da capacidade produtiva e de exportação do Brasil no tocante as carnes bovinas, suínas e aves, por meio da defesa sanitária animal.