O experimento inédito da estudante de Agronomia Gleice Indiana Scheneberger Cabral, tem chamado a atenção na Faron. Ela está fazendo seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre "Uso de hormônios na produção de mudas de seccionamento do talo no abacaxizeiro".

A pesquisa visa trazer melhorias no cultivo hortifruti em Rondônia, tendo em vista que um dos problemas mais comuns enfrentados nesse plantio está relacionado com as doenças do solo. Assim, uma muda saudável é fundamental para um plantio e bons resultados.

Essa é uma área de cultivo em ascenção em Rondônia. Segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), em 2020, a produção de abacaxi no Estado, alcançou 2.277 milhões de frutos, abastecendo o comércio do próprio estado, tomando uma área plantada de 119 hectares.